Humilde arrogância

O kit de dependência do Estado é: casa própria mais culto do emprego. Torre toda a sua grana comprando um apartamento e depois passe o resto da vida trabalhando sem conseguir juntar dinheiro para aposentar-se com dignidade.

Eu já tomei o antídoto para isso. Parentes me dizem que pagar aluguel todo mês é coisa de gente rica. Coisa de gente rica! Dá pra acreditar? Eu sempre achei que quem morava de aluguel fosse minha empregada, não o dono da empresa onde eu trabalho. Corrijam-me se eu estiver errado.

Morar de aluguel é um ato de humildade financeira.

Bem, logicamente que essa humildade pode ser anulada se o sujeitinho nem comprar sua casa própria e nem juntar mais dinheiro do que juntaria se a tivesse comprado. Mas esta é a própria essência da idéia de controle estatal. Quem não quer pensar e planejar, terceiriza essa tarefa para o Estado. Imagine terceirizar todos os aspectos do planejamento de sua “empresa” de vida a uma instituição totalmente incompetente. entende o que quero dizer?

Em suma, daqui a 15 anos pretendo estar gozando de férias permanentes numa praia de Florianópolis, enquanto 99% de meus amigos (sem ofensas, folks!) estarão trabalhando exatamente como hoje. Quando esse tempo chegar, deixarei de pagar aluguel, pois o dinheiro do apartamento que eu não comprei terá engordado inacreditavelmente (para quem não entende de investimentos) e eu poderei, com ele, comprar uma casa e viver confortavelmente da renda do que restar.

Tudo bem, este texto ficou meio arrogante. Mais é que eu já tentei a abordagem boazinha-conscientizadora e não adiantou. Ademais, isso aqui é mais um desabafo que um conselho. Se servir de consolo, receberei a todos com prazer em minha mansão!

~ by Evandro Ferreira on March 13, 2009.

Leave a Reply

 
