Nós brasileiros somos metidos a importantes. Não aceitamos falar de qualquer assunto, só dos mais inteligentes. As pessoas que, aqui, tratam de assuntos “banais”, como a análise de produtos lançados no mercado, são tão ignorantes que nem sabem português direito. Um simples passeio por fóruns de discussão brasileiros sobre computadores, celulares e produtos eletrônicos em geral basta para provar isso.

Quando eu entro em blogs como o TUAW, percebo por que nossos produtos são uma porcaria e os deles são bons. É que lá existe gente inteligente que opina sobre produtos, sem medo de ser chamado de consumista ou algo assim. Por aqui, só as revistas especializadas, e são sofríveis. A opinião de um consumidor americano vale mais que uma resenha da maioria dos jornalistas especializados brasileiros.

A verdade é que somos totalmente crus no papel de consumidores. Não lemos manuais, não analisamos os produtos que compramos, não lemos nada sobre eles antes de compra-los, não aprendemos nada sobre eles depois que os compramos. Nossa relação com os produtos resume-se a ficar com raiva se eles se estragarem. (Nem sei por que digo tudo isso na primeira pessoa do plural, já que isso não se aplica a mim, que sempre faço todas essas coisas.)

Posso estar errado, mas sempre que passeio pela Internet americana em busca de informações sobre produtos que pretendo comprar, fico com a impressão de que, na opinião do brasileiro bem pensante, capitalismo é coisa para ignorantes. “Até parece que eu vou perder meu tempo falando sobre produtos. Eu tenho mais o que fazer.” E então o sujeitinho vai assistir à novela, ler Marx ou escutar Maria Rita.

O que adianta dizer que o fato de não conseguirmos comprar, por exemplo, um fone de ouvido que preste numa loja brasileira é culpa das leis protecionistas do governo, se a maioria dos brasileiros (não me refiro às classes baixas, mas às altas mesmo) nem sabe diferenciar um Pioneer de um, digamos, Goldship, simplesmente porque nunca se preocuparam com o assunto?

Cada classe média tem o governo que merece.

~ by Evandro Ferreira on August 20, 2007.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: