Obrigações

Algumas frases expressam muito bem a mentalidade dos indivíduos de cada época. Uma delas é “quero viver sem culpas”, como certa feita disse a tal da Chauí.

Outro dia ouvi esta, num programa de TV: “Eu não faço nada por obrigação. Eu só faço uma coisa quando eu quero de verdade.”

É típico do homem moderno acreditar nesse tipo de possibilidade, a de nunca fazer nada que não se quer fazer. Então, ficamos sempre nos enganando, dizendo que queremos realmente fazer uma coisa chata que porventura tenhamos de fazer. Assim, não precisamos admitir que há muitas coisas chatas para se fazer todo dia sim.

Mas o pior é acreditar que obrigação é sinônimo de chatice. Quero dizer, será que tudo aquilo que somos obrigados a fazer é, por causa disso, chato e desagradável para nós? Não concordo com isso de jeito nenhum. E todo mundo devia pensar duas vezes antes de sair repetindo por aí essas idéias de senso comum. Muitas vezes nem pensamos de uma forma, mas nos expressamos de maneira a defende-la – como quando entramos em um debate e aceitamos jogar segundo as regras do oponente, por exemplo.

Mas, como hoje ninguém entende nada direito, aposto que já tem gente por aí achando que eu estou pregando aquelas reformas lingüísticas que proíbem o uso de certas palavras. Pff!

~ by Evandro Ferreira on August 16, 2007.

2 Responses to “Obrigações”

  1. Boa tarde.
    Tem razão! Concordo inteiramente.

  2. as crenças limitadoras que estão plantadas no subconsciente, da gigantesca maioria das pessoas, são poderosas. Cabe aos atentos chamar à atenção desses pequenos e subtis “assassinos”! o pensamento inutil!

    Excelente observação! Obrigado!:-)
    Namastê

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: