Nada de livrarias

order_and_history.jpg

Freqüentar livrarias é um prazer para mim. Gosto do som ambiente e do cheiro de uma livraria. É claro que, em nosso contexto, a única que honra a definição é a Livraria Cultura. Em São Paulo ainda tem a Fnac, que, se não é nenhuma maravilha, pelo menos tem o clima. Sicilianos e Nobels da vida nem contam. Saraiva, mais ou menos.

Mas não é sobre isso que eu queria falar. É sobre outra coisa. Minha “wishlist” na Amazon tem 10 páginas, ou seja, alguns milhares de dólares (por falar nisso, se alguém quiser me presentear, o link da wishlist está aí do lado, hehe!). Pois bem, toda vez que eu vou à cultura, acabo querendo levar, digamos, uns três livros. Mas o fato é que esses livros nunca estão entre as minhas prioridades. Só os levo porque “estão ali”, à mão, acessíveis, pronta entrega, fetiche quase, de poder levar pra casa na hora e já sair folheando e cheirando e pondo na estante. Outro fato é que já comprei muita coisa mais ou menos, de segunda, pois nosso mercado editorial é, no fim das contas, uma bosta. Não sei quanto a vocês, mas eu só continuo indo a livrarias porque gosto muito de livros. 99% dos livros que se encontram em uma livraria brasileira são porcaria de esquerda, porcaria sem ideologia, ou simplesmente porcaria mesmo, sem definição particular.

Então concebi um projeto. Cada vez que eu for a uma livraria e quiser levar uns livros, tentarei resistir bravamente. Eu sei, é difícil; aquele Robert Musil estava tentador… Mas já consegui uma vez. Há duas semanas, mais precisamente. E, como prêmio, comprei o equivalente em dinheiro na Amazon. E sempre farei isso. Cada vez que conseguir resistir, comprarei na Amazon o equivalente em dinheiro. Desta vez, resisti a levar dois livros, e comprei este aí da foto! Convenhamos, o dito cujo vale mais que qualquer coisa que eu poderia encontrar na Cultura.

~ by Evandro Ferreira on August 10, 2007.

Leave a Reply

 
