As cinco lixeiras

Uma das coisas que mais me revoltam é aquelas cinco lixeiras coloridas que você encontra em lugares que a prefeitura escolhe para fazer campanha politicamente correta.

Aposto que você já teve esta experiência: você compra um picolé e sai andando pela rua com ele na mão. Depois de uns dois quarteirões, ele acaba. Então você, que faz parte dos (vou ser bonzinho) 10% de brasileiros que jogam o lixo no lixo, quer jogar o palito na lixeira… mas não há lixeira. Então você anda um, dois, três, quatro quarteirões e nada de lixeira. No final, acaba jogando o palito na lixeira da sua casa porque, depois de andar tanto, já chegou lá mesmo.

Mas e as cinco lixeiras coloridas? Pois é. Então você sai na rua outro dia e passa do lado de um canteiro de obras da prefeitura, e lá estão as cinco lixeiras, cada uma de uma cor, para que o Cidadão (é, maiúsculo fica mais divino) possa “estar separando” plástico de lata de papel de sei lá o que mais. E então você olha para dentro do canteiro de obras, e lá estão mais cinco lixeiras coloridas. DEZ ao todo, em um espaço de 10 metros quadrados.

Se você andar dez quarteirões, jamais vai encontrar uma lata de lixo em cada um deles. Mas, o importante é reciclar, não é mesmo? Sim, agora que já resolvemos o primeiro problema, que é o de efetivamente TER lixeiras na rua, já podemos dar uma de primeiromundistas e colorir tudo, não?

Alguém já percebeu que, no Brasil, resolver problemas é só um detalhe? E o que dizer então de respeitar as etapas de resolução de um problema…

~ by Evandro Ferreira on December 5, 2006.

2 Responses to “As cinco lixeiras”

  1. Sem falar na indesição eu jogo na verde .na vermelha, azul, cinza, amarela…..uai num tem as cores do meu time!!!

  2. Depende se vc quer um mundo melhor vai pensar diferente. Esse tipo de educação já tem que vir de casa.. o lixo deve ser separado também em casa; pois os Meninos da comlurb não são obrigados a mexer em lixo com detritos, fezes, garrafas pet, vidros e etc. Sabe que tem gente que usa as garrafas pet, papelão como ganha pão para alimentar a família, para sobreviver mesmo. A gente tem que começar a ir repensando e mudando os nossos hábitos. O que será do futuro desse país se a nova geração não souber nem separar o lixo!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: