Aula boa, essa coisa rara

Ontem, depois de muito tempo, fui a uma aula. Foi na Daslusp, sem preconceito. E a aula era sobre o pensamento conservador. Indico o professor, que é o Luiz Felipe Pondé. O sujeito é muito ágil e sagaz no pensamento, tanto que até conseguiu domar uma daquelas psicanalistas freudianas atéias que você vai encontrar em absolutamente TODAS as aulas que freqüentar em São Paulo. Digo em absolutamente todas porque até nas aulas do Olavo de Carvalho tinha uma, embora fosse menos chata que a média.

A presença física de uma pessoa falando coisas realmente inteligentes me reanimou. Há muito que só leio, e estava com aquela impressão de isolamento. Como se só eu e o autor do livro que eu estou lendo em cada momento pensássemos aquelas coisas. É claro que no Brasil não é muito diferente disso: só eu, o autor e mais meia dúzia de pessoas pensamos aquelas coisas.

As idéias ganham uma certa materialidade quando pronunciadas oralmente. O problema é que fica ainda mais óbvia a superioridade das idéias conservadoras sobre as “liberais”. E toma-me novamente o mal-estar da exclusão.

~ by Evandro Ferreira on November 29, 2006.

4 Responses to “Aula boa, essa coisa rara”

  1. Achei esse seu blog por acaso, procurando um texto escrito pelo Pondé no Google. Estava nessa aula na “Daslusp” e também fui testemunha da excepcional apresentação do tema pelo Prof. Pondé. Acabei descobrindo bem antes desse curso que sou mais ‘conservadora’ do que sempre imaginei (pelo menos até agora) e isso causa sim um isolamento. Mas poder presenciar uma apresentação tão clara do assunto por essa mente tão arguta que é a do Pondé é um privilégio. Estou adorando o curso. Há muitos anos não encontrava alguém que pudesse consider ‘digno’ de ser chamado de mestre (não me refiro a alguém que tenha feito mestrado; desculpe por se óbvia). Já fiz alguns cursos com ele e recomendo (caso se repita no ano que vem) o “Visões Filosóficas de Deus”. É realmente excepcional!

  2. Que bom alguém achar meu blog por acaso! Volte sempre. E se achar aqui chato demais, passe pela minha outra casa, cujo ambiente é mais receptivo: http://evandro.wordpress.com/

    Há muito que estudo o pensamento conservador. Na verdade, não diria que estudo, mas que compartilho dele. E encontrar alguém digno de ser chamado de mestre é a coisa mais bela de todas, pois reúne amor , humildade e conhecimento em uma única postura.

    Com certeza irei aos demais cursos do Pondé.

    Obrigado por me “visitar” e espero que nos vejamos no curso então.

  3. Olá!
    Creio que começo a também encontrar pessoas que discutem esse tema controverso. Aproximei-me bastante do pensamento conservador, um tempo pra cá… Já me comuniquei com Pondé (via mail, pois sou de BH) e fiquei muito feliz com seu livro novo. Tenho um blog que discute o catolicismo, entre outras coisas quando acho valer a pena. Dê uma passada lá. Espero poder continuar lendo seu blog que está muito bacana!
    Abraço e prazer

  4. Ah! Também achei seu blog por acaso…hauahu!
    Abraço

Leave a Reply

 
