109241046918206149

A vida deveria ser simples como um funcionário público (doravante, FP). Sempre soube lidar bem com FPs. Macete: você finge compartilhar de alguma coisa com eles (até hoje não sei bem que coisa é essa) e eles lhe dão o que você quer. Mas tenho uma teoria sobre essa “coisa”. Acho que é um sentimento de atribuição de importância a procedimentos, ao regulamento. Um dia fui fazer inscrição para residência em um hospital (para um amigo meu). Cheguei na sala e a mulher me disse que estava faltando sei lá o quê (sempe está), que tinha que prencher sei lá o quê, num tom de “você está por fora”. Imaginei um amigo impaciente começando a reclamar, mas logo vesti um vestido inefável de subordinação. Os FPs adoram subordinação da parte dos “desentendidos”. Não ser um FP é ser um desentendido em assuntos sem importância alguma, como a maneira correta de preencher um formulário (com letra de fôrma, com caixa-alta apenas no início das frases e em nomes próprios, o CPF sem hífens ou barras, o órgão expedidor separado da unidade federativa).

Ser um FP é como fazer parte de uma seita para iniciados em pipoca, ou cotonetes.

Mas, como eu ia dizendo, adotei uma postura de bom menino e disse “ai, ai, não entendo nada disso”. Ela então soltou um risinho (eles sempre soltaou um risinho de superioridade materna, ou paterna) e me ensinou. Eu lhe disse que era de Belo Horizonte (ser de um lugar bobinho também ajuda) e perguntei “como eu faço agora? Não vai dar? por causa de estar faltando o…?” Aí ela respirou, pensou nas amenidades gentis sobre as quais havíamos conversado nos minutos anteriores, e “abriu uma exceção”!

Estou me sentindo cruel após este relato. É sério… Não fiz por mal. Foi só por educação. Se você for educado com as pessoas, elas quase sempre são educadas com você. Até os FPs!

~ by Evandro Ferreira on August 13, 2004.

Leave a Reply

 
