106581002005565608

A verdade está lá fora

A verdade é cruel. Há coisas que eu, por exemplo, nunca achei que iria descobrir e falar. As coisas que você pensa e acha dão reviravoltas absurdas ao longo da vida; e a maior, talvez a única qualidade pessoal que realmente importa é ser maleável, flexível, aceitar que, de repente, sem mais nem menos, você pode descobrir que estava redondamente enganado. Para ilustrar isso, “elaborei” uma frase cruel, em todos os sentidos. É o seguinte: o Arnold Schwarzeneger é MUITO mais inteligente que o presidente do Brasil!

Muito mais chocante que o simples fato enunciado na afirmativa (que em si já é chocante) é um outro subjacente: o de que aquela pessoa que eu sempre vi como um brutamontes ignorante, incapaz de articular frases inteligentes, quase um chimpanzé, é formado em Economia e Administração de Empresas, administra negócios de modo eficiente (coisa que MUITA gente culta é incapaz de fazer), e já leu Adam Smith e Milton Friedman.

Não sei se o governo dele vai ser bom. As chances são médias. Mas a simples constatação de que ele é (ou se tornou ao longo do tempo) “outra coisa completamente diferente” do que eu achava já é, em si, impressionante. E mais impressionante ainda é que, na verdade, não deveria ser impressionante!

~ by Evandro Ferreira on October 10, 2003.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: