106432836901681004

O Brasil é campeão de pirataria. Se a coisa continuar como está, daqui a uns anos ninguém mais vai comprar CDs. Ao menos é isso o que andam dizendo por aí. Mas nunca dizem uma outra coisa. Aqui, o CD custa em média 30 reais, na loja (e o preço aumenta a cada dia). Esse pequeno “detalhe” absolutamente não habita as discussões em torno do tema. Para um brasileiro de classe média (nem vou falar dos pobres), se fizermos uma comparação que leve em conta o poder de compra, pagar 30 reais por um CD é comparável a um norte-americano que pagasse uns 40 ou 50 dólares pela mesma mercadoria. Ou seja, com o valor que se paga por um CD aqui, deveria ser possível compra dois ou três.

E digo isso por experiência própria. Eu comprava CDs até há uns anos atrás. Hoje em dia, só pego músicas na Internet. E vocês acham que eu gosto disso? Não. Não gosto. Não tenho a mínima paciência para ficar buscando arquivos e garimpando servidores. Tanto que minha Cdteca está andando a passos de tartaruga. Mas simplesmente não posso pagar 30 reais por um CD. Então fico sem. E sei de muita gente que está na mesma situação.

Vejo a pirataria como algo que precisa, sim, ser combatido. E sabe qual seria a melhor forma? Elevando o poder de compra das pessoas. Mas isso já é sonhar alto demais. É sonhar com a diminuição de impostos, com a redução da margem de lucro das gravadoras, com a liberalização da economia enfim.

~ by Evandro Ferreira on September 23, 2003.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: