106392031383591655

Minha paciência com filmes franceses contemporâneos (aqueles que ganham prêmios, mesmo quando não são premiados) definitivamente se esgotou. Os franceses acham que a expressão mais bem acabada do homem maduro é fazer cara de tédio e asco para tudo. Nada é digno de se valorizar. Nada tem importância. A vida é uma bosta, e qualquer manifestação de alegria para com ela é no mínimo ingenuidade, e no máximo – ó pecado mor – mania de grandeza tipicamente americanista. Valorizar a amizade? a grandeza do ser humano? Tudo tolices de Hollywood. Narrativa linear é sinônimo de planejamento de marketing para aumentar bilheteria.

É que os francesinhos esclarecidos daqueles filminhos niilistas já descobriram que o homem não vale nada. Ele não passa de um bípede fornicador e blasé, ao contrário do que pensam esses seres estranhos que moram do outro lado de suas fronteiras e que ainda acham que o cérebro tem outras funções além de abrigar o inconsciente e meia dúzia de instintos chiquezinhos (como fazer biquinho enquanto se fuma, por exemplo).

Adotei a seguinte estratégia. Agora só assisto a filmes franceses de um em um ano, apenas para confirmar para mim mesmo que vale a pena ficar mais um ano sem vê-los.

Acho que a única coisa que faz as pessoas acharem que os filmes franceses (desse tipo niilista) são românticos é a beleza exótica das atrizes e as mil e uma técnicas fotográficas e enquadramentos engenhosos por meio dos quais o tédio é retratado. No início, você até se contenta em assistir a filmes inteiros somente pela fotografia. Mas com o passar dos anos, devo confessar que não tenho mais essa paciência. Um filme tem de ser mais que enquadramentos bonitos e biquinhos pra lá e pra cá. E isso não serve só para os franceses, ouviu, Angelina Jolie?

~ by Evandro Ferreira on September 18, 2003.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: