84825163

Não é demais lembrar que Perry Anderson figura entre as vítimas de Roger Scruton em Thinkers of The New Left, livro que vale cada centavo de seu preço em salgadas libras (embora não sejam muitas, apenas 5). Entre os outros estão: E.P. Thompson, Michel Foulcault, Antonio Gramsci, Louis Althusser, Immanuel Wallerstein, Jürgen Habermas, Lukács, J.K. Galbraith e Sartre. E olha que eu nem citei todos. São esses os gurus de nossos acadêmicos, editados pelas maiores editoras – Martins Fontes, Cia. da Letras, Civilização Brasileira etc.

Espero que não me entendam mal. Eu mesmo sou um leitor de Habermas. Mas cada autor deve ser lido de maneira consciente. Ler um esquerdista sem saber disso é uma verdadeira eutanásia gnosiológica, o que vale para outras ideologias também. Ah, e antes que alguém aí vá ficando feliz, relativismo também não resolve, viu? Dizer que cada um pensa de um jeito e acabou, isso também não adianta nada.

Certa vez comentei com um sociólogo amigo meu que eu havia lido um artigo que dizia que Habermas seria um gigante se tivesse aceitado a metafísica em seu pensamento, pois mesmo sem ela ele foi longe. Então ele me respondeu que Habermas era pós-metafísico. Na hora eu não tive presença de espírito, mas agora posso dizer: primeiro ele teria que provar que a metafísica é “superável”. Hehe! Que tarefinha sem-vergonha! O sujeito ia ter que escrever uns 5 calhamaços de mil páginas. Ele até que escreveu um livro sobre isso. Mas, duvido que a maioria dos sociólogos o tenha lido. E se muitos leram, bem, não se pode dizer que o tenham analisado seriamente, pois isso seria tarefa para alguém com conhecimentos filosóficos. Como se vê, a culpa é sempre dos filósofos, que “escorregam” para os outros departamentos os estudos baseados em pressupostos altamente duvidosos. Que filósofos são esses? Bem, leiam o Roger Scruton, que é o que eu estou fazendo.

~ by Evandro Ferreira on November 20, 2002.

Leave a Reply

 
