84709361

Recebi hoje a seguinte piada:

– Pai, eu preciso fazer um trabalho para a escola. Posso te fazer uma pergunta?
– Claro, meu filho, Qual e a pergunta?
– O que é política, pai?
– Bem… política envolve:
1. povo;
2. governo;
3. poder econômico;
4. classe trabalhadora;
5. futuro do país.
– Não entendi. Dá para explicar?
– Bem, vou usar a nossa casa como exemplo: sou eu quem traz dinheiro para casa, então eu sou o poder econômico. Sua mãe administra, gasta o dinheiro, então ela é o governo. Como nós cuidamos das suas necessidades, você é o povo. Seu irmãozinho é o futuro do país e a Zefinha, a babá dele, é
a classe trabalhadora. Entendeu, filho?
– Mais ou menos, pai. Vou pensar.

Naquela noite, acordado pelo choro do irmão neném, o menino foi ver o que havia de errado. Descobriu que o neném tinha sujado a fralda e estava todo emporcalhado. Foi ao quarto dos pais e sua mãe estava num sono muito pesado. Foi ao quarto da babá e viu, através da fechadura, o pai na
cama transando com ela. Como os dois nem percebiam as batidas que o menino dava na porta, ele voltou para o quarto e dormiu. Na manhã seguinte, na hora do café, ele falou para o pai:

– Pai, agora acho que entendi o que é política.
– Ótimo filho! Então me explica com suas palavras.
– Bom, pai, acho que é assim: enquanto o poder econômico fode a classe trabalhadora, o governo dorme profundamente. O povo é totalmente ignorado e o futuro do país fica na merda!!

Hehe! Acho que precisamos de uma versão liberal dessa piada, né? Lá vai.

A esposa machista (simbolizando o governo protecionista) dá porrada na babá (classe trabalhadora), em nome do desenvolvimento e conscientização dela (amadurecimento da cidadania da classe trabalhadora) e do marido (desenvolvimento econômico!). A babá, por sua vez, se arrepende e se ilude achando que a porrada foi na verdade um renascimento e uma renovação!

O marido, por causa de sua “conscientização”, passa a querer cada vez mais sexo com a esposa. Esta então, por estar enjoada do marido, faz um “pacto social” com ele: “nós continuamos juntos e vamos nos tornar homossexuais, pois é isso que está na moda; eu vou foder as minhas amigas solteiras (classe média) e você vai comer os seus amigos solteiros (economias liberais). De vez em quando a gente pode dar uma de ‘bi’ e trocar de lado: eu passando a foder seus amigos e você, minhas amigas!”

Então, o menino (povo) volta a bater na porta da mãe. Esta, ouvindo sua chamada, diz a ele: “entre, vamos conversar; seu pai e eu fizemos um pacto e de agora em diante tudo vai dar certo e você pode ficar tranquilo, pois nunca vamos nos divorciar. Além disso, vamos sempre te alimentar, até o dia em que você morrer. Pode ficar tranquilo!”

Quando o filho sai do quarto, a mãe comenta com seu marido: “Agora está tudo resolvido. Nós caímos na gandaia. O menino vai ficar comendo o tempo inteiro e não vai reclamar mais. A babá, por sua vez, já está totalmente iludida por nossa conversa sobre conscientização e crescimento pessoal, e basta que continuemos pagando seu salário, mesmo que ela continue a não trocar as fraldas do bebê”. Ao que o marido diz: “Mas e nossos amigos? Eles podem descobrir a nossa tramóia”. E a esposa responde: “Sem chance. Eles só se preocupam em se embelezar para nós. E, além disso, vão ficar com medo de contar a verdade para o menino e para a babá, pois dependem emocionalmente de nós. Só alguns poucos vão nos denunciar, mas o neném é muito novo pra escutar, a babá está ‘conscientizada’ e o menino estará ocupado comendo”.

Como se vê, a piada ficou um pouco mais complexa, né? Eu tive até que fazer uso de parênteses explicativos. Ela ainda guarda sua graça, mas acrescida de uma parcela de humor negro, que nos deixa sem saber se rimos ou choramos.

~ by Evandro Ferreira on November 18, 2002.

Leave a Reply

 
