83891661

Achei num sebo o livro “A pobreza das teorias desenvolvimentistas”, de Deepak Lal. A orelha é uma sugestiva enumeração de esclarecimentos acerca do assunto. O tom é de uma sobriedade cruel, que me deixou com aquela impressão de que vamos ver uma nova era Sarney em breve. Aliás, hilária a observação – que saiu nos jornais de hoje – de que não vamos ter problemas de especulação com os vales do Projeto Fome Zero, já que eles só têm um mês de validade. Ufa! Agora estou bem mais tranquilo!

Trechos da orelha do livro (negritos meus):

“Teorias desenvolvimentistas é como se denomina a série de teorias “heterodoxas” que, ao que se alega, são especialmente aplicáveis aos países em desenvolvimento. Nasceu de uma crença de que a teoria econômica neo-clássica tradicional tinha pouca validade no Terceiro Mundo“(…)

“Os argumentos em defesa da industrialização forçada, substituidora de importacões e que se escuda atrás de altos muros protetores, têm sido convincentemente refutados, tanto pela experiência como pela teoria; a industrialização forçada levou a uma utilização ineficiente dos recursos disponíveis e a mudanças arbitrárias e injustas na distribuição das rendas”.

Ao que parece, seria um serviço de utilidade pública se eu enviasse uma cópia do livro de presente ao Serra, outra ao Lula e outra ao jurássico Paul Singer.

~ by Evandro Ferreira on November 1, 2002.

Leave a comment