83172513

Bastante interessante o artigo de Mauro Santayana no JT de hoje. E perigoso também. Veja um trecho:

“Para que os homens tenham a liberdade de pensar e expressar o seu pensamento, e de escolher a sua própria maneira de adorar a Deus, é preciso que se livrem da pobreza e do medo. O trecho curto na mensagem de Roosevelt ao Congresso encerra a aspiração humanista do Ocidente. Os homens castigados pela necessidade, e fustigados pelo temor, não podem sentir-se plenamente livres para venerar a Deus, ou mesmo negar-lhe existência; nem tampouco para pensar com autonomia e transmitir aos outros o que lhes vai na mente e na alma.”

O raciocínio tem sua parcela de verdade, mas no contexto político atual, serve para dar aos petistas uma ótima oportunidade de distorção argumentativa. Não é muito difícil deturpar esse raciocínio e transformá-lo em uma espécie de prova de que a Regina Duarte está prejudicando a liberdade de expressão no Brasil. O silogismo primário e desonesto seria esse: 1) o medo impede os homens de serem livres e expressarem seu pensamento; 2) Regina Duarte causou medo; 3) logo, Regina Duarte impede os homens de serem livres e expressarem seu pensamento.

Aliás, acho até que já andaram praticando esse silogismo por aí, não é? Já qualificaram a declaração da atriz até de terrorismo… Daqui a pouco ela começa a figurar nos blogs e sites ao lado do Bin Laden. Não é isso que os esquerdistas fazem com todo mundo que não concorda com eles?

~ by Evandro Ferreira on October 18, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: