81993462

Em uma de suas últimas “blogadas” sobre política no blog do Digestivo Cultural, Eduardo Carvalho citou um artigo de Noel Malcolm no Telegraph. O título do artigo é When in doubt, blame the U.S.

Fui ler e encontrei essa pérola, que devia ser transformada em um cartaz e pregada por aí, pelas faculdades, DAs, CAs e DCEs: “since the world is not OK, it follows that all arguments in favour of capitalism are worthless”.

Aliás, o artigo tem uma outra lição muito útil. A de que um livro mais profundo e filosófico pode representar um mal muito maior que um livro superficial (essa é para os que acham que metade dos problemas do mundo acabariam se proibíssemos os livros de auto-ajuda): “Professor Honderich has tried to stick closer to the really big issues. Instead of anecdotes and vox pops, his book (Edinburgh UP, £15.99, 160 pp) is filled with abstract argumentation about moral philosophy, the nature of democracy, the definition of political violence, and so on. As a result, this book is able to be bad in a much more serious way. Indeed, I think it is one of the worst books I have ever read”.

Aqui na terra do sabiá la cosa è un po’ diversa. Os “intelectuais” nem lêem esses livros mais profundos. Geralmente ficam só no elogio, e retiram suas idéias básicas de ensaios do Mamais!, escritos pela dona Marxlena Xuxaí (os termos não são meus!) e cia ilimitada. De Marx, só o manifesto. De Hegel, só manuais. Mesmo da Marxlena, só os ensaios. Pois quem se aventuraria nas infindáveis páginas de seu tratado sobre Espinosa, quando até o Jornal de Resenhas publicou – ao invés de uma resenha acadêmica, como de hábito – uma – pasmem! – entrevista com a autora!? Também quero um dia escrever um livro, ser publicado pela Cia das Letras e fazer a própria resenha dele para os leitores. O raciocínio do editor do jornal é o seguinte: não existe possibilidade alguma do livro da Marxlena ser ruim. Logo, vamos chamá-la para uma entrevista-resenha!

~ by Evandro Ferreira on September 23, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: