81948907

Raramente eu me surpreendo realmente com alguma coisa nesse país. Quando eu falo que se surpreendi com algo, geralmente é muito mais uma força de expressão do que uma surpresa real. É mais uma perplexidade de ver que algo que era esperado, mas absurdo, realmente aconteceu.

Entretanto, quando recebi hoje um e-mail repassado do J. O. de Meira Penna, em que ele diz que não quer participar daquele abaixo-assinado contra o esquerdismo na mídia brasileira, isso realmente me desanimou. E o que sobretudo me desanimou é que ele disse também que está saindo de viagem – me parece que para o exterior – e que pretende sondar os meios e as possibilidades para o que seria seu terceiro exílio.

Quando uma pessoa culta como o Meira Penna, de idade avançada e com uma enorme bagagem de experiências políticas demonstra um desânimo dessa envergadura para com o rumo dos acontecimentos no Brasil, isso realmente é desanimador para mim.

Não sei o que vai ser desse país. Parece-me que a probabilidade de termos que ir embora ganha um bom peso com posições como essa do Meira Penna. E diante de suas palavras, mesmo com toda a descrença que eu já tenho para com o futuro desse país e com todo o meu ceticismo quanto às chances de um liberalismo e de uma liberdade de expressão por aqui, posso dizer que agora estou surpreso.

~ by Evandro Ferreira on September 22, 2002.

Leave a Reply

 
