81702663

Conversa de banheiro de faculdade de filosofia e teologia é o máximo. Hoje, estava lá eu dentro do box e dois sujeitos entraram conversando. Um disse que a aula tinha sido ótima e o outro concordou. “A Teologia da Libertação não é coisa simples, é uma teoria elaborada, complexa e bem construída”. Ao que o outro responde: “e tem pessoas que ficam querendo reduzí-la ao marxismo, mas não é tão simples assim”.

Aliás, essa de dizer que devemos respeitar uma teoria porque ela não é simples me dá vontade de rir. Agora, o que mais me revolta é a maneira como os professores defendem teorias contra supostos detratores. Quando uma professora foi falar de Epicuro, disse que seus críticos (logicamente ela nunca fala especificamente quais são) o acusam de hedonismo, busca do prazer acima de tudo. Então, os alunos fazem aquela cara de sérios, como quem diz “é mesmo”. Então a professora explica que Epicuro não buscava o prazer acima de tudo, mas sim defendia que se evitasse a dor. Os alunos novamente assentem, como quem diz “realmente, os críticos de Epicuro não o entendem”. Pois bem. Primeiramente, fica subentendido da aula que TODOS os críticos do epicurismo o criticam por esse motivo (hedonismo), o que não é absolutamente verdade. Depois, a refutação da professora contra um conjunto abstrato de críticos, sem nome e sem escola, dá ao epicurismo ares de profunda filosofia, que deve ser respeitada. Terceiro, os alunos se sentem muito seguros e jamais vão se sentir na obrigação de ler nenhuma crítica a Epicuro, já que vão ter na sua cabeça, muito bem acomodada, a generalização de que toda crítica a Epicuro é equivocada, pois ele não era hedonista.

E os professores sempre fazem isso. Sempre falam de “críticos” de algum filósofo, sempre assim de forma generalizada e abstrata. Isso me irrita profundamente.

~ by Evandro Ferreira on September 16, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: