81579962

Quando eu escrevi – em minha monografia de conclusão da graduação – que a semiótica é a negação da realidade, meu professor ficou meio puto comigo. Magoou-se e disse diante da banca que Peirce (o Buda da semiótica!) jamais disse isso, mas que apenas havia dito que esse tipo de assunto pertencia ao campo de estudos da metafísica, e não ao dele. Bem, o pensamento do fulano poderia ser resumido na seguinte frase (inventada por mim, mas que quer ser fiel ao digníssimo): “eu não estudo o real; estudo apenas os signos e todas as demais coisas que circulam dentro da cabeça de uma pessoa; estudar o real é tarefa para aqueles filósofos metafísicos viajandões”.

Bem, mas ainda poderia ser pior. O tal do Peirce poderia fazer como os digníssimos Habermas e Pierre Lévy e simplesmente movimenar seus pauzinhos teóricos e declarar a era “pós-metafísica”. Essa era seria então meta-meta-física? Ou seria simplesmente física? Restou-me essa dúvida…

~ by Evandro Ferreira on September 13, 2002.

Leave a Reply

 
