80902704

É reconfortante ver uma pessoa que aprende com suas vivências, sem medo de voltar atrás nas suas convicções e até lutar contra as mentiras nas quais um dia acreditou.

O Miguel Reale é um bom exemplo disso. Seu livro “Introdução à Filosofia” – aliás indicado também para quem acha que já se introduziu à filosofia – começa por uma crítica ao positivismo e ao neopositivismo. Por que ele faz isso? Porque o positivismo marcou sua vida. Ele foi integralista quando jovem e acreditou no positivismo. E depois que percebeu as falhas dessa teoria, criticá-la profundamente passou a ser uma obrigação para ele, mesmo em um livro de introdução à filosofia.

No livro, após definir brevemente o que é filosofia, Reale apresenta a definição desta para os positivistas: uma “enciclopédia das ciências”. Para os positivistas, a filosofia não passaria de uma visão geral das ciências, uma espécie de reunião quantitativa de todas elas em uma unidade, um compêndio das ciências. O filósofo seria apenas uma pessoa que conhece todas as ciências e estabelece relações entre elas, sem criticá-las.

Para os neopositivistas a filosofia é uma “teoria metodológico-linguística das ciências”. A ela não caberia lançar problemas e enunciados, mas apenas verificar com rigor lógico a validade dos enunciados das ciências, enunciados estes retirados dos fatos, por verificação empírica.

E Reale faz a crítica dessas concepções e mostra seu absurdo. E, a partir daí começa a delinear todo o corpo da filosofia como ciência. Ele transpõe sua trajetória de vida para o livro. Isso é admirável, porque você vê no livro algo de humano, algo que transcende aquela frieza técnica de um livro didático. Você vê no livro as dúvidas e descobertas que o filósofo foi vivenciando ao longo da vida. E, sem querer, você aprende também a filosofar.

Quem lê um livro desses não se deixa enganar pelos erros de figuras consideradas quase semi-deuses em nossas universidades, como Wittgenstein, só para citar um.

~ by Evandro Ferreira on August 30, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: