80662054

Estou viciado nas variações Goldberg de Bach, mais específicamente na gravação que o Canadian Brass fez dessa obra.

O interessante é que essa é uma peça originalmente para cravo, sendo entretanto muito mais tocada no piano. A versão do grande pianísta canadense Glenn Gould é no meu entender um dos pontos altos da história da música.
Mas, voltando à versão do Canadian, eu conheço alguns purístas que teríam um enfarte fulminante ao ouvi-la (eu não estou exagerando tem gente que não admite que a peça seja executada no piano!). O CB é um quinteto de metais (dois trompetes, trompa, trombone e tuba) pioneiro na gravação de peças que não foram escritas originalmente para esta formação, vale lembrar que estes instrumentos só atingiram a maturidade a partir da metade do século XIX (por exemplo o trompete da época de Bach não possuía pistões, o que limitava a capacidade de execução). Dentre as transcrições mais interessantes feitas pelo CB está uma versão para três quintetos da quinta sinfonia de Beethoven.
(e ainda me aparece gente para falar que a música “clássica” é uma música morta)
As variações Goldeberg são um conjunto de 30 variações sobre um Ária inicial, que é executada novamente ao final. Alguns historiadores acreditam que essa peça foi escrita por encomenda do conde Von Keyserlingk, que sofria de insônia e desejava que seu cravista particular (Johann Gottlieb Goldberg, aluno de Bach) tocasse uma longa peça que o entretesse nestes momentos.
Recomendo a audição das versões do Gould e do CB, é animador perceber que a grande arte não se esgota, está sempre atual (as variações foram compostas entre 1741 e 1742).

~ by Evandro Ferreira on August 24, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: