80491613

Existe um tipo de fenômeno social que eu doravante vou chamar de pentelhação cultural. Um de seus membros poderia ser Arnaldo Antunes. Seus poemas mudernos (com “u” mesmo), quase pude ouví-los protestar diante do primoroso texto de Miguel Reale no Estadão de sábado, 3 de agosto. Cito um trecho: “Não se deve, em suma, esquecer o que há de construtivo na obra poética, cujo único fim, em última análise, é revelar e comunicar todos os aspectos da beleza, em função da qual se situam os demais valores que emergem do valor fundamental da pessoa humana, valor-fonte de todos os valores. Assiste, pois, razão aos que apresentam a poesia como a forma primordial do conhecimento humano, quando surge a cultura ainda envolta na força primitiva da imaginação criadora, da qual vai emergir, em incalculável e incessante processo, a árvore da vida”.

E outro trecho ainda melhor: “É a razão pela qual não me conformo com pseudopoetas que não compõem senão um ajustamento extrínseco de palavras, cujo significado caberia ao leitor decifrar ou se não inventar. Infelizmente, cresce o número desse tipo de versificadores que confundem o mistério da poesia com a sua absoluta falta de sentido.
Ora, se, como declarou Heidegger e Gadamer o demonstrou profundamente, todo conhecimento implica um ato interpretativo criador até mesmo no plano das ciências exatas, que dizer da poesia, na qual há uma unidade essencial entre o dizer poético e sua hermenêutica, entre as palavras empregadas e seu significado transcendental?”

Pois é, parece que ainda tem gente sã nesse país. Mas são poucos. A maioria acha mesmo que poesia é um “vale-tudo”. E que a liberdade criadora depende de que a arte seja esse vale-tudo.

Queria falar mais sobre isso, mas depois que li o texto me senti um ignorante. Preciso estudar mais poesia.

~ by Evandro Ferreira on August 20, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: