80343749

Exemplo de malandro sem-graça: Amilcar de Castro. Encontrei um textinho sobre ele em um encarte da revista Bravo!. Estou com dificuldades de inserir imagens no blog, mas como todas as pinturas do Amilcar de Castro consistem apenas em traços com pincel grosso passado sobre a tela até a tinta secar, quem quiser pode apenas procurar pela Internet e deve encontrar alguma e este texto valerá para ela também. Vejam a pérola: “Paralelo a seu trabalho escultórico, Amilcar produz desenhos-pintura como este, em que o gesto pictórico é disciplinado pela forma gráfica, que emerge da tinta negra com absoluta economia de elementos. O material predileto do escultor é o aço cor-ten, de superfície bruta e oxidada pelo tempo até chegar a uma cor avermelhada. Com seu característico processo de corte e dobra, o artista cria com esse metal telúrico volumetrias de grande leveza e equilíbrio formal. Mesmo na superfície plana do papel ou da tela, porém, os trabalhos de Amilcar remetem à construção tridimensional. Também não esquecem o fascínio pelas texturas naturais, que tanto podem surgir do acúmulo da tinta no início do percurso do pincel como do rastro que sinaliza a gradativa exaustão do material. Quadrado dentro de um quadrado. O limite como assunto. Essencialidades de um mestre da concisão da forma”.

Bem, tive que colocar em negrito o trecho em que o crítico inventa uma linda maneira de dizer que o quadro consiste apenas em um rabisco com um pincel grosso, que vai secando à medida que a tinta acaba. Coisa que qualquer criança fica sabendo após 5 segundos de brincadeira com aqueles kits de pintura da Faber Castell.

E como o observador não tem quase nada para ver quando olha para o quadro, ressalta-se que há “absoluta economia de elementos”. Ah, e o traço é em forma de quadrado. E como a tela também é quadrada, a coisa toda se transforma no “limite como assunto”!! Brilhante! Então, esse pequeno comentário que agora escrevo pode ser descrito como o limite da paciência como assunto.

~ by Evandro Ferreira on August 16, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: