80162448

Hoje dei uma passeada por alguns blogs. Fiquei contente com o que vi! Estou começando a acreditar que existem (poucas) pessoas sãs nesse mundo. Só mesmo a Internet pra catá-las cada uma em seu lugar e reunir todas ao alcance dos olhos. Enquanto isso, em uma faculdade de comunicação, um professor afirma que a guerrilha eletrônica contra o imperialismo na mediação da informação está em andamento através dos blogs. Falou a verdade sem querer, mesmo porque esse povinho que só fala de tecnologia o tempo todo é um saco. Além disso, o cara geralmente sai por aí papagaiando o que ouviu, mas só usa os blogs para ler as mesmas bobagens tecno-esquerdistas que leu nos livros de mestrado.

Sabe o que me irrita nos cursos de jornalismo? Ninguém lê nada além dos xerox e depois sai por aí falando das novas formas de mediação, da questão da autoria na Internet (esse é a preferida de todos), de hipertexto, do futuro do jornalismo, das técnicas multimidiáticas que podem transformar o jornalismo, tornando-o mais dinâmico e ousado etc etc. Ousado pra mim é o Martim Vasques escrever um ensaio de 9 páginas sobre Tom Waits no site “O Indivíduo” e estar pouco se lichando se alguém vai ler. Quem leu, bem, quem não leu, amém. Existe jornalismo mais ousado e revolucionário que esse?

Esses estudantes de jornalismo que vivem semioticando pelos butecos e planejando fazer alguma pós-graduação muderninha na área de estética (que supostamente vai ensiná-los a falar sobre obras de arte), eles deviam se tocar que ninguém aprende a escrever sem ler muito. E não é ler sobre técnicas de redação e de jornalismo. É ler Dante, Dickens, Joyce, Dostoievsky, H. L. Mencken, Paulo Frnacis, Nelson Rodrigues, Carpeaux, Paulo Rónai e mil etcs. Hoje em dia, se um estudante de jornalismo lê jornais, já acha que está fazendo demais. Os únicos que se interessam por leitura são os que lêem Deleuze, Peirce, Saussure e todos aqueles francesinhos cult. Nada de literatura, a não ser Arnaldo Antunes (ops! alguém aí falou em literatura?) e Clarice Lispector.

~ by Evandro Ferreira on August 12, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: