80110905

Um estudante da UnB afirmou anteontem que Ciro Gomes é de direita. O motivo, como se pode deduzir da reportagem do Estadão, é que ele estava puto da vida porque o candidato não deixou ele usar o microfone durante um debate, para defender as cotas para negros na universidade. Nenhum outro aluno tinha podido usar o microfone, pois o debate não era aberto à participação da platéia. Mas ele queria usar. E, como não pôde, disse que Ciro é de direita.

Bem, então vamos examinar essa lógica peculiar do tal estudante.

O sujeitinho queria falar e não pôde. Alguém foi o responsável por isso, já que regras não existem na mente de um estudante hoje, após anos e anos de permissividade freireana pós-psicanalítica nas escolas. Se ele não pôde falar, só pode ter sido por causa de alguém, já que um debate não pode ter regras senão para os “outros”. Regras são coisa da “elite opressora”! E se alguém não o deixou falar, então esse alguém só pode ser de direita, já que esquerdistas sempre deixam todo mundo falar (ops, ouviu essa Stalin?!). Além disso, o infeliz candidato esquerdista do PPS (agora direitista, quem diria!) teve o azar de não concordar com as cotas para negros! Como alguém pode ser esquerdista e não concordar com uma causa da “affirmative action”? Isso não entra na cabeça de um estudante petista.

O nível intelectual brasileiro está tão baixo, que além de todo mundo ser esquerdista, ninguém consegue admitir que possa haver divergências nem em pequenos detalhes e sutilezas dos tipos de esquerdismo. E se alguém discorda de um esquerdista em qualquer detalhe, só pode ser de direita! Se não segue TODAS as regras da “niceness” – a obrigatoriedade de ser legal com todo mundo – então é uma pessoa má. E pessoas más são de direita, viu? DIREITA. MAL. DIREITA. MAL. Uh, uh, uh, uh.

~ by Evandro Ferreira on August 11, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: